Pretende aprender quais os principais erros a evitar no email marketing? Ou as principais razões pelo qual as suas campanhas não estão a funcionar? Então este artigo foi especialmente desenvolvido para si.
- Usar bases de dados compradas
A utilização de bases dados compradas é, cada vez mais, uma prática recorrente no envio do email marketing. A base de dados deverá conter contactos de pessoas que já compraram e aquelas que poderão vir a comprar. A segmentação é a chave do sucesso.
Técnicas de segmentação que poderá utilizar: Segmentar os seus clientes por áreas de negócio, segmentar os clientes pelo tipo de produto e segmentar por zona do país. Estes tipos de segmentação permitem direcionar melhor a sua mensagem e aumentar o CTR (Taxa de clique). Aumentar os seus clientes proporciona o aumento da possibilidade de venda.
Nunca utilize emails de pessoas fictícias, porque os mecanismos de envio e de receção vão começar a considerar os seus envios spam. Este fator irá prejudicar a médio e longo prazo toda a sua estratégia de email marketing.
- Ofereça mensagens de valor
Já teve aquela sensação que pensa que está a fazer tudo correto, mas os resultados não aparecem? Sim? Então um dos principais problemas será que a sua mensagem não está a criar valor acrescentado para o seu público-alvo.
Construir uma relação forte com os seus assinantes através de envio de informação relevante, ofertas, descontos ou até novidades de produtos. Essas informações criarão o interesse de continuar a receber a newsletter e a realçá-lo para o seu website.
- Más imagens, maus resultados
Quantas newsletter já recebeu sem qualquer imagem ou com imagens descontextualizadas? Muitas certamente. A criação de boas experiências através de imagens atrativas, call to action e com uma boa estrutura de newsletter irá aumentar o seu CTR e aumentar a fidelização à sua marca.
Outro problema na seleção das imagens é a forma como elas são vistas nos dispositivos móveis. Muitas vezes, as newsletters são feitas apenas com imagens. Como os dispositivos vão redimensioná-las, vão torná-las pequenas e com textos quase impercetíveis. Não coloque textos e botões em imagens, mas sim em formato HTML.
- Mensagens contraditória
O assunto de um email marketing é de extrema importância para o sucesso ou fracasso de uma estratégia com foco no envio de e-mails. Por isso, o que colocar no assunto do email é sim um aspeto que exige mais atenção do que pode imaginar.
Toda a estratégia deverá estar direcionada para o objetivo do envio. Nunca deverá enviar uma newsletter apenas por enviar. Tente não reenviar a newsletter.
- Analise constante os indicadores
Analisar o desempenho das suas campanhas é um fator essencial para continuar o desempenho da sua estratégia. Selecione os melhores indicadores de desempenho para implementar a sua estratégia. Essa análise irá permitir o tipo de estratégia mais direcionada para os seus objetivos.
Caso pretenda implementar uma estratégia de email marketing na empresa, consulte o nosso serviço de email marketing através do seguinte link (clique aqui). Para informações mais detalhadas consulte o nosso Facebook ou o formulário de contactos.