Quantas vezes já criou a sua campanha de Facebook e chegou ao final e reparou que não cumpriu os seus objetivos? Se tem interesse para aprender mais a criar campanhas eficazes, então este artigo foi escrito especialmente para ti.
A escolha do público-alvo
A seleção do público-alvo é certamente um dos principais erros na criação de campanhas Facebook. Estude bem quem é o seu público-alvo, para que posteriormente realize uma boa segmentação e direcionamento da sua campanha. Pense quem compra os seus produtos. Pessoas mais novas ou mais velhas, sexo masculino ou feminino, o que gostam de fazer, qual é a sua área geográfica. Todos estes pequenos pontos farão toda a diferença nos resultados da sua campanha.
Já pensou que até o idioma pode fazer toda a diferença? Sim, Não grande sentido a criação de um anúncio para franceses escrito em português. Fazer um anúncio internacional ainda é mais complexo que fazer um anúncio nacional. Terá que encontrar alguém que conheça bem os costumes do público-alvo a que destina.
Outra dica muito importante é combinar os interesses entre si. Esta estratégia vai permitir limitar o seu publico direcionando a campanha para os resultados desejados.
Não conhecer o objetivo da campanha
Fazer anúncios, porque sim é uma estratégia que ainda acontece em muitas as empresas. Deverá reconhecer os objetivos em termos de leads e vendas que a empresa destinou. A criação de anúncios que são destinados ao aumento de impressão, são somente, dinheiro mal gasto.
Aposte em campanhas estruturadas que direcionem pessoas para a sua plataforma. Esses leads são potenciais clientes que irão potencializar o aumento da notoriedade da sua marca e produtos. Esse conhecimento irá aumentar as suas vendas, tanto a curto prazo, como a longo prazo.
Escolher o orçamento errado
Investimentos errados irão condicionar o futuro da empresa. Escolha orçamentos de apenas 10% do que faturar. E conforme vai aumentado as suas vendas irá aumentando o volume investido em anúncios.
Deverá ainda ter em atenção à sazonalidade. Em todos produtos as vendas vão variando ao longo do ano. Existem produtos que se vendem mais no inverno, como também o inverso. Deverá adequar o investimento tendo em conta indicadores dos anos anteriores. Caso não existam deverá questionar ou consultar o seu departamento comercial.
Design incorreto
Muitos consideram o design como a base fundamental de uma boa comunicação. A sua comunicação será ser atrativa, simples e interativa. Estes fatores irão permitir que as pessoas conheçam a identidade da marca e os produtos/ serviços associados facilmente.
Já pensou se não realizar um design atrativo as pessoas vão descartar o seu anúncio. Esta ação irá prejudicar a sua taxa de clique. Sem clique não terá leads. E sem leads não existem vendas.
Não gerir a campanha
Criar uma campanha requer tempo de gestão para ajustar constantemente os erros. Se criar e não a gerir, não irá conseguir alcançar os seus objetivos. O marketing digital permite facilmente o ajuste da estratégia consulte os resultados previstos.
Falta de integrações e links
Muitas marcas fazem uma comunicação visual excelente, mas depois não tem cliques para o seu site. A questão é: O que está a correr bem? Os links e associação de produtos às publicações irão possibilitar que as pessoas visitem o site. Não se esqueça de colocar links curtos no site.
O passo seguinte a esta situação é como fidelizar as pessoas a navegar no seu site. Como direcionar as pessoas para o objetivo da campanha? Se conseguir responder a todas estas questões e se respeitar todas estas dicas, as suas campanhas irão ter muito melhores resultados.
Caso necessite de ajuda ou esclarecimento consulte-nos através do nosso formulário de site ou via chat no Facebook.