Para se poder definir quais serão as tendências do design gráfico para 2022 temos obrigatoriamente de ter em conta todos os acontecimentos dos últimos tempos: uma pandemia mundial; perturbações climáticas; movimentos Black Lives Matter… Que, quer queiramos ou não, irão influenciar as tendências nos próximos anos.
Iremos então agora pô-lo a par de 7 das principais tendências do design gráfico para o próximo ano, para que se possa preparar para entrar em 2022 em grande!
§ Visuais inclusivos
Cada vez mais nos dias de hoje mostrar a diversidade humana é uma necessidade, por isso o padrão para ícones e imagens deixará de ser o homem branco e saudável, passando a haver uma maior representação de grupos marginalizados nos recursos visuais de marketing. E em que as empresas implementam visuais mais inclusivos nas campanhas de marketing.
§ Fundos vibrantes
Nos últimos anos temos visto as tendências a virarem-se em direção às cores mais suaves, mas em 2022 essa tendência vai voltar para as cores mais ousadas e vivas.
O objetivo de fundos ousados não é sobrecarregar o texto, mas sim destacar as informações e chamar a atenção em feeds lotados. Mas o uso em demasia de fundos muito chamativos, pode acabar por saturar e produzir o efeito contrário. A nossa sugestão, é que use uma combinação de cores vivas e tons suaves.
§ Ilustrações e ícones coloridos
Os ícones são uma ferramenta de marketing poderosa há muito tempo. Compartilham mensagens de relance e são universalmente reconhecidos, uma vez que significam a mesma coisa em vários idiomas, sendo uma ferramenta poderosa de comunicação visual.
Eles estão de volta, em força, e usados numa grande variedade de cores, visto que compartilham mensagens de marketing rapidamente e chamam a atenção com facilidade.
§ Memes de marca
Os memes são formas de comunicação visual universalmente reconhecidas, que compartilham uma mensagem sem contexto uma vez que já são bem conhecidos. E as marcas estão a começar a usá-los com grande frequência, para adicionar leveza à sua presença online, e comunicar de forma mais eficiente com os clientes.
§ Citações
As redes sociais já foram inundadas com citações noutros tempos, mas as citações que falamos neste artigo, e que serão uma grande tendência, não são frases inspiradoras, mas sim citações de blogs, podcasts, vídeos, para dar ao público uma ideia do que esperar de determinado conteúdo, de forma educacional.
O uso de citações no marketing visual evoluiu. Certamente, há mais espaço para elas em material de marketing agora.
§ Prints de media social
As empresas precisam de compartilhar anúncios, concursos ou lançamento de produtos em todos os canais ao mesmo tempo, mas muitas vezes não é possível criar conteúdo separado para todo o lado. Então está a surgir a tendência de fazer esse compartilhamento através de prints de media social.
Este método de atuação tem ganho popularidade entre indivíduos e marcas, e consistem na captura de tela de uma certa publicação num certo canal, que depois é publicada em formato de imagem noutra rede social. Como por exemplo uma captura de tela de um tweet, que é publicado no Instagram em forma de imagem associado à identidade visual da marca.
§ Fontes serifadas
A tendência das fontes serifadas voltou em 2021 e parece que está para ficar em 2022.
Elas são facilmente ultrapassadas, razão pela qual às vezes são deixadas de lado. Mas ao mesmo são fontes com elegância, estilosas e nostálgicas. E uma vez que as marcas neste momento ainda utilizam muito as fontes sem serifa, qualquer fonte com serifa que apareça irá facilmente destacar-se e chamar a atenção. Por isso não desperdice esta oportunidade de se destacar, e comece a utilizar este tipo de fonte o mais depressa possível.
Se precisa de ajuda para colocar em prática e adotar estas novas tendências do design gráfico para 2022 no seu negócio, não hesite em nos contactar-nos através do nosso formulário… ou através do nosso Facebook…