As tendências do web design para 2022

As tendências do web design para 2022

As tendências do web design para 2022. 2022 é um ano que promete novidades interessantes nas tendências do web design! Com cada vez mais tecnologia envolvida, a experiência do usuário irá ser certamente melhorada. Para conseguir destacar o seu site no meio dos cerca de 2 bilhões já existentes, precisa de combinar tecnologia com as tendências de design.

Para saber por onde começar, anote quais as principais tendências para o próximo ano, para poder incorporá-las nos seus esforços de marketing.

5 tendências do web design para 2022

  • Inteligência artificial 

Em 2022 a inteligência artificial irá continuar a caminhar para se tornar a tecnologia mais transformadora já desenvolvida, e que irá permitir que dê um passo avante na personalização do conteúdo do seu site.

O uso da inteligência artificial orientada para dados, torna possível utilizar o que já foi “aprendido” sobre os usuários para melhorar a sua experiência, e personalizar o processo de conversão. Exemplos são as listas de reprodução personalizadas do Spotify consoante a atividade do usuário. 

  • Micro interações

As micro interações são uma ótima forma de dar um toque pessoal e diferente ao seu site, melhorando a experiência do utilizador.

Algumas das micro interações já existem há muitos anos, como por exemplo links que mudam de cor quando o cursor passa sobre eles, ou o próprio cursor mudar de cor. Mas agora estes pequenos detalhes estão a ser estendidos a muitos mais ícones e elementos do site. Por isso, tenha esta mudança, tão simples, mas que pode fazer uma grande diferença, em consideração e aproveite para aplicar no seu site. 

  • Imagens 3D

Elementos 3D são cada vez mais populares no mundo do web design, pois a tecnologia conseguiu torná-los mais acessíveis com o passar do tempo, permitindo serem interativos. 

O principal problema destas imagens sempre foi o tempo de carregamento lento, o que afetava negativamente a usabilidade do site, mas com os avanços da tecnologia este obstáculo tem sido diminuído.

  • Controle de mãos livres

O próximo passo a ser dado na evolução dos ecrãs táteis, é a possibilidade de se conseguir controlar um dispositivo sem lhe tocar. Por exemplo, podemos tirar uma selfie tocando no ecrã para disparar, mas com esta evolução consegue-se tirar a fotografia, apenas acenando com a mão para o telemóvel.

Nos últimos tempos, cada vez mais os telemóveis têm incorporado esta funcionalidade, então talvez seja importante começar a pensar em como poderá adaptar o seu site a esta novidade.

  • Minimalismo e navegação simplificada

No mundo digital, os usuários têm sido “bombardeados” com estímulos de pop-ups, alertas, que são cansativos e chegam a ser muito incomodativos. Por isso, cada vez mais os utilizadores apreciam o descanso oferecido por sites simples e minimalistas.

Um design limpo, com elementos cuidadosamente selecionados, ajuda os visitantes do seu site a se concentrarem no que é realmente importante para que realizem as ações que você procura.

Para além do minimalismo, os utilizadores começam a dar mais valor a uma navegação simplificada, ou seja, quanto mais fácil for obter o que procuram, maior será a probabilidade de realizarem uma conversão.

Esperemos que este artigo das tendências do web design para 2022 o tenha ajudado de alguma forma, e que o tenha esclarecido sobre algumas das alterações que poderá fazer para obter melhores resultados. 

Se quiser consultar, alguns dos nossos trabalhos com web design consulte aqui, ou então visite-nos no nosso Facebook aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *