Neste artigo analisamos as tendências do marketing digital para 2022, com base naquelas que foram as tendências ao longo do ano que passou, e das previsões feitas por especialistas.
Tal como aconteceu neste ano, existe um fator muito importante e influente nestas tendências: o coronavírus. A pandemia que assolou o mundo em 2020, que continua presente nos dias de hoje, provocou muita dor e perda, mas também transformou comportamentos, tecnologias e modos de trabalho, que influenciaram e impactaram o Marketing Digital.
Posto isto, apresentamos-vos as maiores tendências do marketing digital para 2022, já consolidadas.
Tendências do marketing digital para 2022 já consolidadas
§ Vídeo marketing
Num mundo em constantes mudanças, a utilização de vídeos em estratégias de Marketing Digital tem sido uma tendência forte em 2021, e que em 2022 continuará a ser, e provavelmente até maior.
De acordo com a “2021 Wyzowl Video Survey”, 93% dos profissionais de marketing dizem que é essencial incluir vídeos como parte da sua estratégia de marketing. E dados indicam ainda que, a inclusão de conteúdo audiovisual em landing pages aumenta as taxas de conversão em até 80%, enquanto inserido no email-marketing pode ampliar em até 300% as taxas de cliques.
Dentro do vídeo marketing, podemos ter ainda em consideração os tipos de vídeos que têm maior taxa de sucesso. E manter-se atualizado sobre estas tendências ajuda-o a saber como se manter à frente dos seus concorrentes, para além de aumentar o engajamento do usuário e o reconhecimento da marca.
Como tal, apresentamos-lhe 3 das principais tendências desta ferramenta:
§ Storytelling de marcas
De acordo com pesquisa do Youtube, 74% dos usuários recordam-se mais dos anúncios sequenciais do que dos vídeos de 30 segundos.
Anúncios que contam uma história longa e consistente geram mais interesse no público, são lembrados durante mais tempo, e inspiram confiança na marca. Contudo, é importante salientar que este tipo de publicidade requer mais tempo, dinheiro e vasta experiência.
§ Vídeo de formato curto
Com o grande crescimento do Reels do Instagram e a explosão do Tik Tok nas redes sociais, será necessário cada vez mais material curto, rápido e chamativo. Embora sejam vídeos de 15 segundos, permitem que as empresas comuniquem com o seu público de uma forma muito emocionante, graças à sua relevância e ambiente.
§ Vídeo comprável
Em 2020, 70% dos usuários fizeram uma compra de uma marca após terem visto um vídeo no Youtube. Isto sugere que o vídeo comprável é uma ferramenta de e-commerce eficaz para atrair leads, aumentar as vendas e o reconhecimento da empresa.
§ Marketing Conteúdo
Apesar do marketing de conteúdo ser um termo presente já há alguns anos, a tendência é que continue a ser a maior fonte de tráfego da web.
Pode-se dizer que a publicação de conteúdo em blogs continua a ser uma das principais e mais eficazes “iscas” para atrair o público-alvo, uma vez que permite aumentar 2 vezes a média mensal de visitas. Sendo por este meio que a empresa mostra a sua autoridade em determinado tema.
Juntamente ao blog, os posts nas redes sociais são um dos formatos que tem gerado um grande volume de engajamento, e que irão continuar a ser uma tendência.
§ Mobile Marketing
Nos dias de hoje, é impensável elaborar uma estratégia sem considerar a otimização para dispositivos móveis. O que se irá continuar a verificar, uma vez que sites sem um design responsivo irão certamente perder clientes. Para além da necessidade da adaptação aos dispositivos móveis, observa-se a crescente tendência do uso de aplicativos, o que reforça a importância do mobile marketing.
§ Pesquisa de voz
A praticidade de uma pesquisa por voz é indiscutível, em que o usuário encontra com facilidade qualquer tipo de informação, daí o seu sucesso nos últimos tempos. E que irá certamente continuar no ano de 2022, aumentando o desafio para as empresas de produzir conteúdo de qualidade e com uma linguagem simples e natural.
§ Podcasts
O Podcast não pode ser considerado como uma novidade, uma vez que já existe há vários anos, mas foi com o início da pandemia que se mostrou como uma tendência com crescimento muito grande, que irá continuar no próximo ano. Têm sido um canal importante para consumo de conteúdo dentro das rotinas corridas das pessoas.
§ Telegram
Por último, apresentamos uma ferramenta semelhante ao WhatsApp, mas com funcionalidades mais desenvolvidas e sem limite de usuários nos grupos. É neste momento uma grande tendência, e continuará certamente a sê-lo em 2022, uma vez que permite criar uma comunidade, com leads engajados e com taxa de entrega de conteúdo de praticamente 100%.
Para conhecer como podemos aplicar estas e outras tendências do marketing digital para 2022 contacte-nos através do nosso formulário (aqui) ou através do nosso Facebook (aqui)